quinta-feira, 13 de julho de 2017

BISTRO DOLAC

A experiência: com raras excessões, sempre temos dificuldades em achar algum lugar aberto para comer algo coisa tarde da noite em um domingo. Em Zagreb não foi diferente. Decidimos comer um prato mais leve perto de meia noite. Consultamos a internet para ver o que estava aberto nas proximidades do hotel, pois não queríamos ir longe. Todos os restaurantes e lanchonetes que achamos ou não funcionavam nas noites de domingo ou já estavam de portas cerradas. Pensamos em comer no hotel, mas nem room service, nem restaurante atendiam àquela hora. Lembramos de nossa caminhada no primeiro dia em Zabreg, quando vimos uma placa de 24 horas na Praça Dolac. Ficava cerca de 300 metros do hotel. Bem agasalhados, saímos em direção à praça. Já na rua, vimos a placa e luzes acesas no segundo piso de um edifício que fica à esquerda da escada que dá acesso à praça, famosa pelo mercado diário que toma conta de cada pedaço de seu espaço todos os dias. Subimos a escada, viramos à esquerda e já estávamos na porta do Bistro Dolac, que realmente funciona 24 horas por dia. Como está em zona hiper turística, com muitos albergues por perto, o bistrô oferece desde café da manhã até lanches tardios. Os atendentes, duas atrás do balcão e um garçom, não estavam com cara de bons amigos. Resolvemos ficar do lado de dentro, onde uma televisão passava uma reprise de um jogo de futebol qualquer. Ali, somente mais duas mesas estavam ocupadas. No lado de fora, mesas ao longo de um corredor não eram convidativas, por causa do vento frio. Queríamos um lanche, algo rápido. Fomos até a vitrine para ver o que tinha, mas não tivemos muita sorte, pois não tínhamos noção do que havia ali e nenhum dos empregados dominava bem o inglês. Reconhecemos as pizzas, mas além de não estarem vistosas, não era essa a nossa vontade. Pedimos o cardápio, na esperança de ter em inglês e estava escrito nas duas línguas: croata e inglês. Escolhemos o mesmo lanche, ou seja, um roll pizza, que era uma mistura de panqueca com kebab (kn 17 cada um). Para beber, também pedimos o mesmo, uma garrafa de 500 ml de Swcheppes Tangerine, que nós mesmos pegamos na geladeira que ficava ao lado da entrada. O garçom anotou o pedido, foi até o balcão, entregou para uma balconista, que retirou os dois rolls da vitrine, colocou no microondas, para, em seguida, voltar com os dois pratos para o balcão. Como um robô, o garçom pegou os pratos, levando-os até nossa mesa. Era aquilo ou era ficar com fome. Comi sem muita expectativa e realmente não tinha muito sabor. Confesso que o recheio tinha um creme branco, tomate e carne de boi, mas sem nenhum sabor. E a massa estava muito tostada nas pontas. Foi uma decepção nossa última refeição na capital croata.
Restaurante: Bistro Dolac
Endereço: Doalc, 1, Zagreb, Croácia.
Data: 30/04/2017, domingo, jantar.
Valor total da conta: Kn 70, para duas pessoas, sendo Kn 4 de gorjeta (demos gorjeta somente para não esperar troco, pois fazia muito frio e tínhamos sono).