domingo, 30 de julho de 2017

AU SAINT BENOÎT

A experiência: chegamos atrasados em Paris e, por consequência, também atrasamos para encontrar com minha tia e meu primo para jantar, que estava marcado para 21 horas. Pouco antes das 22 horas, conseguimos nos encontrar na esquina do Boulevard Saint-Germain com Rue Saint Benoît. Minha tia conhece muito bem Paris, com guias escritos sobre a cidade. Ela nos sugeriu ir a um restaurante que frequenta sempre que está na capital francesa, o Au Saint Benoît, cuja especialidade é a tradicional cozinha francesa. Ele existe desde 1984. Claro que aceitamos a sugestão. Eu já o conhecia, quando lá estive com meus pais, ainda nos idos dos anos 90. Quando entramos, foi uma festa. Garçom, gerente, balconista, todos vieram saudar minha tia. O local é pequeno, com dois pisos. Ficamos no nível da rua, em uma apertada mesa para quatro pessoas. Logo chegou uma taça de champanhe rosé para cada um de nós como cortesia da casa. Brindamos aquele encontro. O cardápio é bem enxuto, bem ao estilo bistrô, com clássicos da culinária francesa. Resolvemos beber um tinto, cabendo a mim a escolha de qual vinho francês beberíamos. A carta de vinhos também é pequena, somente com vinhos franceses, como já era de se esperar. Escolhi o Les Abeilles de Colombo ( 25,50), produzido em Côtes du Rhône por Jean-Luc Colombo, com 13,5% de teor alcoólico, safra 2015, sendo elaborado com as castas grenache, mourvèdre e syrah. O vinho era gostoso de se beber e combinou bem com meu prato, um tartare de boeuf. Eis os pratos pedidos e as minhas impressões do que experimentei:
1. soupe a l'oignon gratinée (€ 9). Prato escolhido por minha tia. Tradicional sopa de cebola, que ela elogiou bastante.
2. magret du canard au miel et aux épices, purée maison parfumée a la truffe noir (€ 40). Prato escolhido por meu primo e por meu companheiro. Magret de pato ao molho de mel e especiarias, acompanhado por purê trufado, receita da casa.
3. tartare de boeuf au couteau, frites maison et salade (€ 23,50). Tartare de carne bovina cortada na ponta da faca, batatas fritas e salada verde. Foi minha escolha. Bem feito, bem temperado, com corte preciso da carne. As fritas estavam secas, crocantes por fora e macias por dentro. A salada era comum, que se encontra em qualquer restaurante francês: um mix de folhas de alface com um molho ácido, mas na medida correta. Gostei do que comi.
4. profiteroles au chocolat chaud (€ 10). Profiteroles com chocolate quente. Sobremesa de meu primo.
5. Tarte tatin (€ 10). A famosa torta de maçã francesa, escolha de meu companheiro, que disse ter comido a melhor tatin de sua vida.
6. Crème brûlée façon catalane (€ 10). Creme brulê à moda da Catalúnia. Foi meu pedido de sobremesa. A crosta de açúcar previamente maçaricada estava uniforme e se quebrou lindamente quando bati com a colher, revelando um creme fino, delicado, levemente doce. Muito bom.
Restaurante: Au Saint Benoît
Endereço: 26, Rue Saint Benoît, Paris, França.
Telefone: +33 1 85 15 22 14
Web: http://www.ausaintbenoit.fr/
Data: 04/05/2017, quinta-feira, jantar.
Valor total da conta: minha tia foi super gentil e nos proporcionou um delicioso jantar, pagando toda a conta.
Minha nota: 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário