quinta-feira, 25 de agosto de 2016

MERCEARIA 130 - SERRA

Bares e mais bares é o que oferece a capital mineira. Bares simples, bares sofisticados, bares que têm pinta de restaurante, bares com menus específicos, bares com muita cerveja. Inevitável, pois, quando estou em minha cidade natal, encontrar velhos amigos em um dos muitos bares de Belo Horizonte.

Restaurante: Mercearia 130
Endereço: Rua Ivaí, 130, Serra, Belo Horizonte, MG.
Telefone: +55 31 3658 3395
Web: https://www.facebook.com/Mercearia130/
Data: 23/03/2016, quarta-feira, por volta de 21 horas.
Ambiente: descontraído e rústico, com mesas no salão interno e na calçada em frente à loja. Mesas bem coladas umas nas outras. Um belo bar na direita de quem entra dá um ar jovial ao local. Éramos três pessoas e, depois de uma espera de cerca de quarenta minutos, fomos acomodados em uma mesa ao fundo do salão principal, perto do entra e sai da cozinha. O cardápio está escrito em lousas penduradas na parede do bar. 
Especialidade: embora haja pratos para almoço e jantar, o forte são os petiscos típicos de bar.
Cardápio: muitos petiscos para compartilhar, especialmente com ingredientes bem mineiros. Há carta de cervejas especiais e uma fraca carta de vinhos.
Serviço: a organização da fila de espera é boa, mas o atendimento nas mesas deixa a desejar. Os pedidos de bebidas demoraram a chegar.
O que bebi: uma lata de 350 ml de Coca Cola Zero.
O que comi: pedimos apenas petiscos para compartir. Iniciamos com o bem mineiro pastel de angu. Vieram dez unidades, recheados de carne. Bem dourados por fora, com gostinho de angu feito em fazenda no fogão à lenha. Crosta sequinha, crocante, com massa bem macia. Recheio abundante e bem temperado, levemente picante.
Em seguida, dividimos uma porção de mandioca amarela cozida, carne de sol acebolada, feijão verde cozido e farofa de banana. A mandioca era o melhor da composição. Macia, suculenta, temperada com sal. Um fio de azeite e ficou sensacional no paladar. A carne de sol veio partida em cubinhos, o que facilitou para comer, pois não estava macia. Farofa de banana insossa. No feijão verde faltava tempero. Precisava de algum condimento para levantar seu sabor.
Depois chegou à mesa um ceviche de tilápia e polvo acompanhado por mandiopã. Obviamente que o ceviche nada tem de mineiro, mas a tilápia deu o toque brasileiro ao prato. Para mim, a estrela do prato foi o mandiopã. Remeteu-me à infância, quando adorava comer este salgadinho frito, um dos primeiros industrializados a ser feito no Brasil. Para quem não conhece, é feito de fécula de mandioca e ao ser frito, fica crocante. Ao entrar em contato com a saliva na boca, o salgado absorve o líquido e se dissolve. É muito gostoso. Já o ceviche, carecia de sabor.
Valor total da conta: R$ 195,00, para três pessoas, incluído o serviço, com bebidas alcoólicas. Conta paga com cartão de crédito.
Minha nota: 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário